Oficina de Informática

A proposta do projeto busca introduzir o paciente, familiares e cuidadores, ao mundo digital, inserindo-os e democratizando o acesso aos conhecimentos básicos em informática. Devido à dificuldade em acessar a tecnologia digital, a proposta do projeto é inseri-las a neste contexto, visando autonomia e proporcionando a busca por diversas informações estimulando amizades nas redes sociais, preparação para o mundo do trabalho, conhecer outros lugares e também na troca de experiências reforçando a autoestima.

A oficina de informática visa favorecer uma melhora em sua condição de sobrevida, a interação social e o fortalecimento de vínculos, o que é fundamental ao enfrentamento  do diagnóstico e o devido tratamento oncológico.

METODOLOGIA

O curso se dará com duas turmas de 10 (dez) alunos – pacientes, familiares e cuidadores.

As oficinas serão formadas em módulos, uma vez por semana para cada turma, sempre no período da tarde, com duração de três horas, sendo que terá 15 minutos de intervalo para o lanche coletivo totalizando 4 (quatro) encontros mensais para cada turma.

A oficina terá duração de nove meses, destes serão 08 meses de curso sendo  1 (um) mês para as avaliações e entrega de Certificado de Conclusão.

Os conteúdos programáticos serão ministrados de acordo com a proposta do  cronograma e executado pelo monitor, sempre respeitando a evolução das alunas-Beneficiárias.

Para isso, a implementação deste projeto seguirá as seguintes etapas:
1 - Introdução à informática;
2 - Sistema Operacional;
3 - Windows
4 - Word;
5 - Power Point;
6 - Internet.

 

EtapaAtividades
1. Introdução à informática O que é uma memória, um HD, uma placa mãe, o computador, ligado, desligado, teclado, mouse.
2. Sistemas Operacionais Introdução; Área de trabalho; Menus e Atalhos; Minimizando; Maximizando e Fechando; Iniciando uma Aplicação; Pasta; Desligando o Computador.
3. Windows Como fazer login no sistema, criar usuários, alterar tema, criar atalhos, recuperar da lixeira etc.
4. Word Criar um documento, alterar fontes, paginação, cabeçalho, comentários no texto e imprimir.
5. Power Point Criar uma apresentação pessoal/festa/família com efeitos disponibilizados pela ferramenta, utilizando imagens e fotos pessoais.
6. Internet Navegar na internet com segurança, saber o que pode ser baixado, criar uma conta de email, criar uma conta nas redes sociais, acessar sites de músicas, noticias, receitas e esporte.

 

INDICADORES DE RESULTADOS

Os indicadores de resultado das etapas são as seguintes:

 

AçõesIndicadores
Introdução à informática, Sistema Operacional, Windows, Word, Power Point; - Internet. • 75% de participação dos alunos.(assiduidade)
• 90% de aproveitamento do aprendizado no decorrer das oficinas.(assiduidade)

 

Categoria: 7. Oficinas - Convívio social e aprendizado
empresas Amigas
  • Bagunça Comércio de Veículos
  • Ótica Imperial
  • Calçados Jacob
  • Registro Civil das Pessoas Nat. 1ª Zona
  • Chronos Participações
  • Strassburguer Malhas e Fios
  • Laboratório Exame
  • Tratoria Gourmet
  • Metalmold Injetados
  • Mossmann Incorporações
fale com a Gente
Estado
Cidade
Até 500 caracteres
Enviar