Oficina Faces da Beleza

 Esta Oficina foi idealizada pela Universidade Feevale através do CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA, reconhecido pela portaria n 430 de 29 d/07/2014 – D.O.U. de 31/07/2014 com 2.400 horas.  A Coordenadora do curso, Professora Dr Helena Schirmer, e docente Professora Esp. Janaina Peixoto; contactaram a Liga-NH expondo o trabalho através do Projeto Faces da Beleza e por ter a Universidade Feevale um Compromisso Social onde investe na Responsabilidade Social – Reinclusão Social, este Projeto se adaptaria perfeitamente ao trabalho da Liga-NH desenvolvido em prol da Reinclusão Social.

A parceria foi firmada em 29 de março de 2016, e a Professora Janaina Peixoto junto com as suas alunas ministram a oficina todas as terças feiras na parte da tarde na sede da Liga-NH – Rua Tupi nº758 1º andar Centro NH – com 30 pacientes alunos e familiares inscritos, sendo que a Oficina se dá para cada turma de 15 em 15 dias com duração de um semestre.

O Objetivo principal desta oficina se dá no sentido de trabalhar, conscientizar e passar o conhecimento de como se pode prevenir os efeitos nocivos da quimioterapia e radioterapia em relação a pele, unhas, cabelos e boca.

Em relação a pele os efeitos nocivos, manifestação se dá através de coceiras, ressecamento, sensibilidade da luz, erupções cutâneas, descamação,  sensibilidade ao sol, sentir a pele ficar vermelha e quente, urticária e escurecimento da pele.

Em relação as unhas, podem ficar fracas e escuras, frágeis quebradiças e cair.  Já em relação ao cabelo, a quimioterapia provoca a queda acentuada  por ela atuar tanto nas células cancerígenas quanto nas saudáveis e atinge principalmente as células que se multiplicam com mais rapidez como os folículos pilosos responsáveis pela produção dos cabelos. A radioterapia também pode ocasionar a perda dos cabelos, mas a queda é localizada, somente a área próxima ao tumor que terá contato com a radiação sofrerá a queda.

A realização da quimioterapia também afeta a boca, em: mudanças no gosto e cheiro, infecções no dente ou na língua, aumenta a sensitividade de comidas quentes ou frias, feridas na boca, inchaço na boca.

As orientações preventivas se baseiam em metodologias simples e fáceis de seguir, como por exemplo em relação as unhas o uso de luvas é primordial e assim em relação aos demais itens. As orientações preventivas são acrescidas das explanações em relação do porquê destas intercorrências.

 

Categoria: 7. Oficinas - Convívio social e aprendizado
empresas Amigas
  • Bagunça Comércio de Veículos
  • Ótica Imperial
  • Calçados Jacob
  • Registro Civil das Pessoas Nat. 1ª Zona
  • Chronos Participações
  • Strassburguer Malhas e Fios
  • Laboratório Exame
  • Tratoria Gourmet
  • Metalmold Injetados
  • Mossmann Incorporações
fale com a Gente
Estado
Cidade
Até 500 caracteres
Enviar